Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram
Somos contra quem está do lado de Israel, diz presidente da Turquia

O presidente turco Recep Erdogan disse aos membros de seu partido que seu governo é contra “quem está do lado de Israel”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO JERUSALEM POST

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se posicionou contra os aliados de Israel no sábado (28), enquanto se dirigia a altos funcionários provinciais do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) em Ancara.

“Quem está do lado de Israel, saiba que somos contra eles”, disse Erdogan, segundo a emissora iraniana Press TV. 

“Nós não aprovamos o silêncio sobre o terror de estado que Israel realiza descaradamente na Palestina”, acrescentou Erdogan. 

O presidente turco tem um histórico de oposição a Israel e seu líder, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que costuma rebater suas críticas. 

Erdogan causou polêmica no ano passado, quando disse que o espírito de Adolf Hitler ressurgiu entre alguns políticos israelenses. 

Em março, um porta-voz de Erdogan criticou Netanyahu pelo projeto de lei que define Israel como um Estado-nação judeu. Como resposta, o premiê israelense disse: “O ditador da Turquia, Erdogan, ataca a democracia de Israel, enquanto jornalistas e juízes turcos enchem suas prisões. Que piada!”

Por outro lado, o departamento de Inteligência das Forças de Defesa de Israel e o Mossad, o serviço secreto israelense, impediram 50 ataques terroristas do Estado Islâmico e do Irã nos últimos três anos — sendo muitos deles na Turquia, segundo um recente relatório do Channel 12.

O AKP, partido de Erdogan, sofreu uma grande derrota nas eleições municipais em junho, quebrando sua aura de invencibilidade no país e transmitindo uma mensagem dos eleitores descontentes com suas políticas. 

O governo dos Estados Unidos confirmou, em 17 de julho, que suspendeu a venda de caças F-35 à Turquia devido à decisão do governo turco de adquirir o sistema antimísseis de fabricação russa S-400, consideradas incompatíveis com os adotados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

O presidente dos EUA, Donald Trump, não indicou que sanções serão impostas contra a Turquia pela compra do sistema russo. Ainda assim, Erdogan disse que “nenhuma ameaça ou sanção pode nos impedir de implementar as prioridades de segurança de nosso país”.

3, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *