Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram
Bizarros ‘ovos de gelo’ encalhados na costa finlandesa se tornam virais

VIRAL

Formações de gelo ovais grotescas criadas por uma rara coincidência de fatores na ilha de Hailuoto, no norte da Finlândia, impressionaram os internautas.

Fotos de “ovos” esquisitos de vários tamanhos, capturadas pelo fotógrafo residente e amador de Oulu, Risto Mattila, durante um passeio na praia vizinha Marjaniemi, na Ostrobótnia, se tornaram um sucesso no Instagram.

Por sua própria admissão, é a primeira vez que Mattila encontra esse conjunto de 30 metros de blocos de gelo ovais em forma de ovo nos 25 anos em que vive perto do mar.

“Minha esposa e eu ficamos lá, maravilhados com o notável fenômeno natural. Como eu tinha uma câmera comigo, decidi preservar essa visão incomum para a posteridade ”, disse Mattila à emissora nacional Yle .

Imagens das formações estranhas, publicadas mais tarde por Yle, deixaram o público finlandês confuso e coçando a cabeça sobre como elas podem ter aparecido . Alguns brincavam sobre ovos sem galinha para criá-los.

Nada sobrenatural

O especialista em gelo Jouni Vainio, do Instituto Meteorológico Finlandês, explicou que, embora realmente raros, os “ovos de gelo” têm uma explicação perfeitamente científica .

Para aparecer, eles exigem uma combinação raramente vista de condições de ar e água quase congelantes.

Nova ilha no lago Inari

© FOTO: LAPIN RAJAVARTIOSTO /‘Falha na matriz?’ Misteriosa ‘Ilha Fantasma’ do nada confunde finlandeses (FOTO)Os “ovos” são formados em torno de uma minúscula partícula que gira no fluxo e refluxo gélido, como um floco de neve, uma pedra pequena ou até um pouco de flotsam, com gelo crescendo lentamente ao redor e sendo polido pelo movimento de vaivém da água. A quantidade certa de vento é fundamental.“Muito vento impediria a formação da bola. Por outro lado, se calma, a água congelaria na praia em uma camada uniforme ”, continuou Vainio.

Ele também enfatizou que Mattila teve sorte de encontrar os ovos, porque eles tendem a aparecer por um curto período de tempo, derretendo ou congestionando-se em um grande pedaço de gelo, onde objetos individuais não são mais discerníveis.

www.sputniknews.com

4, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *