Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram
Amizade: um santo remédio!

As muitas amizades podem levar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão.

FONTE: GUIAME, ROSANA SÁ

João15:14 e 15

“Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco.”

As muitas amizades podem levar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão.

Amizade é coisa rara… não sei se concorda comigo… talvez não na quantidade dos que aparecem no Facebook e denominasse amigos. Nada contra, pelo contrário, mas há de se alinhar expectativas que amigos de Face são para curtidas, algumas compartilhadas e tomara que entre eles estejam seus contáveis e sinceros amigos para que ali possam conectar-se a eles de uma forma moderna e também agregadora (quando bem utilizada).

A Bíblia nos mostra cenários inspiradores de amizades verdadeiras e também nos alerta de que algumas amizades só atrapalham a nossa vida. O objetivo deste artigo é contribuir para que você avalie como estão suas amizades – tanto você no papel de ser amigo ou amiga como no de ter amigos.

I – AMIZADE QUE CONTRIBUIU PARA A MORTE: II Samuel 13.

Fico impressionada com o relato da amizade entre Abinadade e Amnon… meu Deus! Abinadabe foi falso, aproveitador, curioso, intrometido e manipulador… e Amon estava em um conflito tão grande que não foi capaz de identificar isso. Ele estava em visível sofrimento, inclusive visível pelo seu “amigão”.

Confira o desfecho em II Samuel 13, mas pense comigo sobre como precisamos nos atentar à nossa saúde emocional e espiritual. Ela interfere na lucidez, sensibilidade e percepção tanto sobre nós como da situação e até das intenções de algumas pessoas. De algumas que estão tão próximas e das que se aproximam, com as quais dividimos nossas angústias com o objetivo de, no mínimo, sermos acolhidos com sinceridade.

Abinadabe poderia ter sido acolhedor, conselheiro, amigo de verdadeeee, mas não o foi; e ao seguir seus terríveis conselhos, Amon pecou contra Deus, sua irmã, sua família e lá no final acabou em morte…

Aqui cabe a nós avaliarmos, com sinceridade, se há amigos do tipo “Abinadabe” nos rodeando, sondando e interferindo em áreas vitais de nossa vida. Vigiemos! E outra coisa bem importante: não seja nenhum “Abinadabe” para alguém que lhe confiou sua amizade!

É de grande valia esta reflexão, mas quero concluir este artigo falando de uma amizade sensacional, de uma “galera” de 5 amigos que foram literalmente 4 x 1.

II – AMIZADE QUE CONTRIBUIU PARA A CURA: Marcos 2:1-7 – Os 5 amigos!! 4 x 1.

A casa estava cheia. Fico imaginando a conversa entre eles, seja enquanto arrumavam a cama do amigo, no trajeto, ou o susto que talvez tenham tomado com a casa repleta de gente e de uma aparente impossibilidade de chegar ao objetivo de levar seu amigo para que fosse curado.

–  Como faremos? – podem ter indagado.

– Será que conseguiremos? – alguém pode ter questionado.

Talvez um tenha olhado para o outro… Fico realmente emocionada só de imaginar… Sabemos o final da história. Ele, o amigo, foi curado… Gente… para tudooo! Quantas “curas” podem estar à espera de amigos cheios de amor e atitude!

Há amizades em sua casa hoje? Há SITUAÇÕES que o único idioma possível de traduzir é O AMOR!

VENCEDORES, Vencem dores, juntos!

Para pensar e agir!

Forte abraço!

Por Rosana Sá, empresária, palestrante, coach executiva, consultora empresarial e estratégica, professora universitária nos cursos de Administração, Marketing e Comunicação, formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing, treinou e capacitou líderes no Brasil e no exterior. É membro da IMW Edu Chaves (SP).

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *