Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram
Por que é tão difícil sair da Zona de Conforto?

Chegou a hora de empurrar, atravessar novas fronteiras e expandir a sua zona de conforto sem medo.

FONTE: GUIAME, CLÁUDIO MODESTO

Quando o assunto é sair da “Zona de Conforto” sempre me lembro da jornada de Abraão e Sara. Em Gênesis 12:1 a Bíblia registra: “Então o Senhor disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.’”  Definitivamente, não é fácil tomar uma decisão como esta, mas, Abraão rompeu as fronteiras na sua zona de conforto, em primeiro lugar, na sua mente e decidiu crer, não resistir à mudança e dar os primeiros passos em direção ao desconhecido.

Atualmente, existem muitos estudos científicos que explicam por que é tão difícil romper e sair da zona de conforto, mas, com um pequeno entendimento e uns poucos ajustes, você poderá quebrar a sua rotina e fazer grandes coisas. Se faz necessário um posicionamento e empurrar as fronteiras da sua zona de conforto; a sensação é de vencer uma grande batalha. Pois, embora você se sinta seguro e no controle nesta área de conforto que você mesmo demarcou. Lembre-se que você não foi chamado para recuar ou ficar parado. Ao avançar e romper essa primeira barreira, que não é fácil, você atravessará a zona do medo e vai descobrir a sua falta da sua autoconfiança, a sua maneira de sempre dar desculpas e, muitas vezes, vai se sentir afetado pela opinião dos outros.

Jesus declarou em João 14:12 a 14 KJA “Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu pai. E assim, se o que for que vós pedirdes em meu nome, isso Eu farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se vós pedirdes algo em meu nome Eu o farei.”

Mas, por que é que tendemos a recuar e nos sentir confortáveis com o que é familiar e com nossas rotinas e quando o desafio surge o brilho desaparece tão rapidamente e somos tomados pelo desânimo? O que amedronta você? Nesse processo de sair da zona de conforto para a zona do crescimento existem algumas etapas e isso só se dará pela fé e pela coragem de ouvir a palavra de Deus e colocá-la em prática.

Observe o contexto profético e a palavra que foi liberada para o povo em Isaías 54:2 e 3 – “Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas; Pois hás de transbordar para a direita e para a esquerda, a tua descendência tomará posse de outras terras e repovoará cidades abandonadas.”  

Chegou a hora de empurrar, atravessar novas fronteiras e expandir a sua zona de conforto sem medo. Encare os desafios e os problemas, você está saindo da zona do medo e entrando na zona do aprendizado, adquirindo novas habilidades. Veja como a sua zona de conforto já se expandiu!

Algumas situações, reuniões, pessoas em geral que te intimidavam não têm efeito negativo algum na sua caminhada e você consegue lidar com facilidade com tudo isso. Para quebrar o ciclo insano de uma zona de conforto você deve saber responder a 3 perguntas:

  1. O que assusta você agora?
  2. O que mais te intimida?
  3. Qual é o seu grande “desconhecido”?

Alarga o espaço da tua tenda, amplia, empurra a zona de conforto. Na verdade, esta área é o espaço que você delimitou, onde seu comportamento e seus compromissos se encaixam em uma rotina que minimiza o risco e o estresse. Esse é o tempo de ir mais além.

Uma “Inquietação Santa”, que Bill Hybels menciona em seu livro “Liderança Corajosa”, é fundamental para te lançar da zona de conforto à zona de crescimento onde você encontrará o seu propósito. Romanos 8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Vencendo estas etapas você experimenta viver o sobrenatural do Deus que do nada faz tudo, chama à existência o que não existe ainda, você enxerga o futuro, antecipa o futuro e vive o futuro. Viva hoje os teus sonhos, estabeleça metas e conquiste os seus objetivos, passo a passo.

Agora você está na zona do crescimento, já alargou o seu território, já se sente livre e não se intimida com nada, não resiste a mudanças e sabe qual é o seu lugar: “Assentado com Cristo nas regiões celestiais”. Você expandiu a sua zona de conforto. É hora de processar o que você aprendeu nesta jornada rumo ao crescimento, pois, chegará o momento que este lugar que você conquistou vai se tornar a sua nova zona de conforto. No entanto, você saberá qual a decisão a ser tomada. Avançar!

Essa é a chave para sair da zona de conforto. Vamos avançar, pois, o reino de Deus é tomado à força e os que usam de força se apoderam dele. Mateus 11:12

Por Cláudio Modesto, líder e fundador da CCAL SP – Comunidade Cristã do Alto da Lapa, Docente Local do Instituto Haggai do Brasil e em parceria com a New Covenant Ministries International (NCMI) auxilia pastores e líderes, de diferentes nações, na edificação de Igrejas Locais. É palestrante com foco em Liderança e Espiritualidade, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, empresário atuante no setor de Turismo e Lazer e Bacharel em Administração de Empresas.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *